Marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento


Hoje em dia toda a gente fala que todos têm de começar a utilizar as redes sociais as novas ferramentas que a Internet trouxe. Mas utilizar as ferramentas sem qualquer tipo de estratégia ou orientação também não vai trazer os resultados que a Internet promete.

A utilização das ferramentas deve ser enquadrada numa framework de Marketing, ou um padrão de comunicação, e focar-se na utilização de elementos de influência.

A forma como as pessoas respondem a um estímulo não é aleatória. Depende de diversas variáveis que por vezes tornam difícil perceber imediatamente o que está a acontecer com determinada situação.

A forma como comunicamos na Internet e nos relacionamos com os utilizadores têm um impacto directo na resposta que obtemos. Mediante o tema em particular em que queremos transmitir valor aos utilizadores é mais apropriada a utilização de um determinada forma de comunicação.

O primeiro passo depois de sabermos o que queremos comunicar é escolher uma das várias formas de comunicação ou padrões de comunicação que têm vindo a ser identificados ao longo do tempo. Estes elementos de influência já foram identificados muito antes da Internet.

Cada padrão de comunicação tira partido de elementos de influência que ajudam a criar uma relação com o utilizador. Estes elementos de influência não têm um efeito significativo se não forem integrados num padrão de comunicação associado a um objectivo de negócio.