
Nesta fase, é feita uma análise à lista de palavras-chave de acordo com três vectores:
- Volume de pesquisas mensais;
- Intensidade da competição;
- Comercialidade.
Volume de pesquisas mensais
Para cada palavra-chave é estimado o volume de pesquisas mensais para determinar o potencial de crescimento do número de visitas por mês ao site.
De acordo com a posição actual na página de resultados, para determinada palavra-chave, é possível estimar o aumento de visitas passando o site a estar posicionado no primeiro lugar.
Este vector de análise permite uma estimativa do volume adicional de leads segmentadas que podemos trazer para o site.
Intensidade da competição
Quantos mais sites existirem a concorrer para a palavra-chave em questão, mais difícil é ficar posicionado no primeiro lugar nos motores de busca.
Mais importante que o número de sites a competir, é a qualidade individual de cada um deles e a sua popularidade na Internet.
Este vector de análise permite uma estimativa do factor de crescimento, em termos de popularidade e qualidade do site, que será necessário para obter o volume adicional de leads por mês.
Comercialidade
Mediante o segmento de mercado em questão, a palavra-chave associada pode ter valor adicional devido à sua facilidade de comercialização, assim como a sua importância para o segmento de mercado, em situações como:
- Palavras-chave como nomes e modelos de produtos têm associados utilizadores que poderão já estar na fase de compra do produto;
- Palavras-chave que referem acções com “comprar”, apesar de um volume inferior de pesquisas, representam utilizadores na fase final do processo de compra;
- Palavras-chave que, apesar de pouco volume de pesquisas, têm uma grande quantidade de publicidade nos motores de busca, o que pode significar que a concorrência está a mobilizar tráfego para essas palavras-chave por outras vias que não apenas os motores de busca.
Após esta análise é definido um plano de actuação e os resultados esperados.