Ferramentas

Criar um site


A utilização de ferramentas para criar um site podem ser um obstáculo inicial para quem não está habituado. No entanto, estas ferramentas estão cada vez mais simples de utilizar e rápidas de aprender.

Ter um site pessoal é imprescindível porque é o ponto de referência mais completo sobre a pessoa e os conteúdos que cria. Todas as pessoas que encontrem um vídeo no Youtube, a página de fãs no Facebook ou um tweet no Twitter sobre o tema deve poder ser encaminhadas para o site.

Um site vai servir para:

  • Ter todos os conteúdos escritos mais apropriados para um blog.
  • Permitir criar um lista de utilizadores interessados no tema.
  • Ter todas as referências aos conteúdos produzidos noutros canais de distribuição.

Existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas gratuitamente como o WordPress.
No WordPress o site fica com um endereço semelhante a tema.wordpress.com.

À medida que o projecto crescer será aconselhável registar um endereço próprio e alojar o site num servidor privado.

 

Facebook


O Facebook é a maior rede social do mundo e, assim como já a utilizará para a sua vida pessoa, deve utilizá-la para dar a conhecer o projecto.

Criando uma página de fãs do seu tema no Facebook pode assim começar a juntar uma audiência que pode ajudar. A página de fãs permite divulgar a todos os utilizadores que “gostam” da página as novidades e novos conteúdos que publicar.

Mais importante, a página do Facebook permite dialogar e criar uma relação com a sua audiência. Pode fazer perguntas para conhecer melhor os seus fãs, saber o que acham dos conteúdos, o que pode fazer para contribuir mais e melhor.

 

Twitter


Semelhante ao facebook o Twitter é uma rede social muito relevante onde consegue rapidamente encontrar as pessoas que procuram o seu tema e juntar-se a elas.

No Twitter quando um utilizador gosta do que outro está a dizer pode seguir o que esse utilizador diz diariamente. Geralmente quando se pede para seguir um utilizador ele segue-nos a nós também.

Desta forma é muito fácil criar uma rede de pessoas interessadas no nosso tema e dar-lhes a conhecer que percebemos do tema e podemos ajudar.

A forma como o Twitter funciona com mensagens curtas e rápidas torna mais fácil um fã não reparar que escrevemos algo mas também não é intrusivo estar constantemente a comunicar com a nossa audiência com mensagens curta que encaminhem para os nossos conteúdos.

 

Youtube


O Youtube é o 3º site com mais visitas do mundo e é permite partilhar vídeos. A interacção com a audiência não é tão forte como as redes sociais porque apenas permite comentários aos vídeos.

Cada vez mais os conteúdos caminham na direcção do vídeo para transmitir uma mensagem. Embora não seja imprescindivel cada vez mais os conteúdos devem evoluir para estarem disponíveis também em vídeo.

Qualquer pessoa pode ter o seu canal de televisão no Youtube e o empreendedor pode usar esse canal para chegar os seus conteúdos à sua audiência.



Voltar à página do projecto

Fala connosco no Skype se preferires!